Você sabe qual é o vegetal mais saudável que existe?

Todo mundo sabe que uma alimentação balanceada e diversificada é fundamental para manter uma boa saúde. De maneira geral, cada grupo de alimentos é rico em algum tipo de nutriente que, quando somados, são capazes de garantir energia para o nosso corpo, além de evitar uma série de doenças.

Mas, existe algum tipo de alimento que se destaque nutritivamente? De acordo com um estudo validado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, sim. E, não existe apenas um vegetal que se destaca pela sua densidade nutricional, como é possível elencar os mais completos e que merecem uma atenção especial na hora de prepararmos nossas refeições!

Frutas e legumes poderosos

(Fonte: Getty Images)

Frutas e vegetais poderosos (PFV), são alimentos associados à redução do risco de doenças crônicas, pois contam com uma alta concentração de nutrientes importantes para o nosso corpo. Porém, até pouco tempo atrás, faltavam critérios para classificar quais eram as frutas e os vegetais que poderiam ou não ser incluídos neste grupo.

Para tentar entender melhor a qualidade dos alimentos que estavam indo às mesas das pessoas, um estudo realizado por Jennifer Di Noia, da William Paterson University, nos EUA, avaliou 47 frutas e vegetais diferentes. A base para a classificação foram 17 nutrientes de importância para a saúde pública, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e o Instituto de Medicina. São eles: potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, folato, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K.

Para chegar a um padrão, todos os vegetais foram analisados na forma crua. Em cada um deles, foi verificada a quantidade dos nutrientes e calorias para cada 100 g de alimento. Depois, foi comparado o quanto do valor obtido em 100 kcal correspondia às porcentagens dos valores diários para os nutrientes, com base em uma dieta de 2.000 kcal/dia.

E foi assim que se descobriu que o agrião é o vegetal ideal.

Agrião: o super vegetal

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O agrião é uma planta que pertence à família das crucíferas — um grupo de vegetais bastante diversificado e conhecido pela alta quantidade de nutrientes —, que costuma ser consumido principalmente em saladas. Além de ser nutritivamente perfeito, o agrião pode ser facilmente cultivado, o que pode facilitar o seu consumo.

No estudo realizado por Di Noia, foi verificado que é possível encontrar 100% dos nutrientes listados a cada 100 kcal de agrião. Ele é um dos alimentos mais ricos em vitamina C, estando melhor avaliado até que frutas cítricas, como laranja e limão. O agrião também possui mais ferro que a carne (na comparação de 100 kcal de cada), além de ser uma fonte fácil de fibras, proteínas, cálcio e carboidratos.

Entre os vegetais estudados, os crucíferos (agrião, couve chinesa, couve, brócolis, rúcula) e as folhas verdes (acelga, beterraba, espinafre, chicória, alface) estavam concentrados na metade superior como os mais nutritivos. Já os vegetais dos grupos amarelo/laranja (cenoura, tomate, abóbora, batata-doce), allium (cebolinha, alho-poró), cítricos (limão, laranja, lima, toranja) e frutas de bagas (morango, amora) estavam concentrados na metade inferior.

Mas é importante lembrar que o estudo avaliou apenas um grupo restrito de 47 vegetais crus — cozinhá-los pode alterar a relação nutricional de cada um deles. Existem outros alimentos que também são ricos e que também devem fazer parte de uma dieta balanceada. Além disso, nenhuma dieta deve se concentrar exclusivamente em um único alimento e pessoas com carência de determinados nutrientes ou alergias a alimentos específicos devem procurar acompanhamento profissional para encontrar sua dieta ideal.