Você deixa o celular carregando à noite? Cuidado, pois isso pode acontecer

Em busca de praticidade, as pessoas costumam manter o celular no carregador à noite, para ter carga o suficiente durante a manhã e à tarde. No entanto, é válido ressaltar que a prática acelera o desgaste de determinados componentes.

Veja também: Quer ser produtivo, mas o celular não deixa? 7 dicas para fugir desse vício

Sendo assim, a longo prazo a própria bateria se desgasta, exigindo manutenção ou a troca, que representam prejuízos. Dito isso, se você quiser elevar a durabilidade do dispositivo, conheça algumas dicas voltadas ao carregamento.

Pare imediatamente de carregar o celular à noite

Em primeiro lugar, é aconselhável desconectar o celular da energia antes de cair no sono à noite. Afinal, além do superaquecimento que leva a explosões, o estímulo excessivo compromete a funcionalidade do smartphone, levando a danos.

Desse modo, ao reduzir a capacidade das baterias, elas começam a durar menos e causam gastos voltados à assistência técnica. Visto que os celulares exigem altos investimentos, é essencial usá-los de maneira consciente e sustentável.

Samsung e iPhone recomendam períodos curtos de recarga

Sendo assim, tanto a Samsung quanto a Apple, responsável pelo iPhone, recomendam longos períodos de recarga. Logo, embora o íon de lítio moderno seja projetado para interromper o processo ao atingir 100%, é importante evitar.

Essa recomendação persiste porque a maioria dos modelos tem um sistema que não responde aos comandos. Por exemplo, provavelmente você já percebeu o quanto o celular fica quente ao passar horas recebendo corrente elétrica.

Como funciona o ciclo de recargas e a vida útil do celular?

Por último, entender o ciclo de recargas é crucial, pois demonstra o mecanismo por trás das principais tecnologias. Portanto, cada vez que a bateria é carregada de 0% a 100%, isso conta como um ciclo completo e diminui um crédito.

Ou seja, limitar esses ciclos torna o celular durável, do mesmo modo que impede que o nível chegue a zero. Por esse motivo, realize a reposição duas vezes ao dia, enquanto não estiver usando as redes sociais e os aplicativos.