Veja o que é a taxa Selic e entenda como ela impacta o dinheiro da população

O que é a Selic?

A taxa Selic vem ganhando destaque nos últimos tempos, especialmente este ano, quando se intensificou a expectativa de que ela passa a um patamar mais baixo, hoje em 13,75%.

Mas o que é essa taxa? A Selic é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes da economia, cumprindo várias funções e impactando diferentes âmbitos no mercado e no cenário econômico.

Antes de ser uma taxa, a Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Esse sistema foi criado pela Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) (atual Anbima) e pelo Banco Central (BC), em 1979, para disciplinar e agilizar a compra e venda de títulos públicos.

Por conta da eficiência que o sistema Selic garantiu ao BC no controle sobre as reservas bancárias, a taxa foi adotada, em março de 1999, como a única para indicar os juros do país. Antes, o Banco Central usava o sistema de banda de juros, que foi extinto.

Atualmente, a Selic está no percentual de 13,75% ao ano. Confira a tabela com o histórico da Selic:

Além de ser um dos principais instrumentos do governo para controlar a economia, também é um índice que influencia diretamente no bolso das pessoas.

Sob supervisão de Ana Carolina Nunes