Quanto tempo dura um vinho depois de aberto?

Você anda pensando em abrir aquela garrafa de vinho cara para um jantar importante ou simplesmente para desfrutar uma noite de descanso após o trabalho cansativo? Então, saiba que você deve tomar algumas precauções antes de tudo. Embora o vinho seja uma bebida que melhora o sabor com o passar do tempo, nada disso vale quando uma garrafa já foi aberta.

Na realidade, assim como qualquer produto perecível, seu vinho favorito também pode estragar depois que você já deu as primeiras goladas. Logo, se não está nos seus planos acabar com o líquido de uma vez só, é preciso ter em mente quanto tempo uma garrafa de vinho continuará boa após ter sido aberta!

Tempo curto de consumo

A resposta para quem quer saber quanto tempo uma garrafa de vinho continua boa após ter sido aberta é bastante simples: de um a sete dias. No entanto, é preciso ressaltar que alguns fatores podem influenciar esse processo. Depois que foi aberto, o vinho começa a oxidar e perde aromas e sabores.

É lógico que um pouco de contato com o ar pode ser excelente e até mesmo recomendado por especialistas antes do consumo do álcool. Porém, quanto o vinho recebe muito oxigênio, isso causa deterioração. Após alguns dias de mistura com o ar, a cor do líquido começa a mudar e os aromas que sobem do copo podem não parecer tão bons assim.

A vida útil exata de um vinho aberto depende de alguns fatores. Precisam ser consideradas a maneira como você armazena a bebida, se o vinho é tinto ou branco, se ele está em uma garrafa ou caixa e até mesmo se ele é seco ou doce. Vinhos espumantes, por exemplo, perdem o gás rapidamente e se tornam “inúteis” em apenas três dias. Já vinhos de mesa fortificados ficam deliciosos mesmo depois de algumas semanas.

Leia também: Cabernet, Merlot, Pinot: as diferenças entre 5 tipos de uvas para vinhos

Duração final do vinho

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um vinho tinto de qualidade costuma continuar com ótimo sabor de três a cinco dias depois de estourar a rolha. Os taninos — sistema natural de defesa das frutas — presentes nessa bebida podem ajudar a preservá-la. Quanto mais taninos houver em um vinho, mas tempo ele poderá durar mesmo aberto.

Já vinhos brancos permanecem bons por três dias a uma semana. Estilos mais ricos e finos, como Chardonnay, têm uma vida útil mais curta do que seus equivalentes brancos e rosés de corpo leve. Porém, não se surpreenda se a sua pedida começar a perder um pouco de sabor após apenas dois dias. Afinal, as mudanças não são tão drásticas assim.

Portanto, se você gosta de tomar uma ou duas taças de vinho por semana, talvez seja a hora de explorar o mundo do vinho em caixa. Vinhos embalados têm uma vida útil mais longa em comparação aos vinhos engarrafados uma vez que foram abertos. Graças a embalagem hermética, o produto pode continuar fresco por cinco a seis semanas depois que a torneira foi aberta.