Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
No mês de junho, damos início ao inverno, uma das épocas mais frias do ano. Também é nesse período que aumentam os casos de algumas doenças bem comuns, como a gripe e o resfriado. Entretanto, a população muitas vezes não sabe exatamente como diferenciar uma da outra, e é exatamente sobre isso que falaremos nas linhas a seguir.
O que é gripe?
Entre as duas, a gripe pode ser considerada um pouco mais severa, sendo causada por vírus do tipo Influenza (como o H1N1, H1N2, etc.). De maneira geral, ela afeta vias áreas superiores e inferiores (nariz, laringe, faringe e pulmões) e apresenta uma incidência mais sazonal (um dos motivos, por exemplo, para existirem as campanhas de vacinação).
Ela tem uma duração média de uma a duas semanas, apresenta sintomas mais generalizados e pode evoluir para casos mais graves em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas em outras condições de vulnerabilidade.
Entre os principais sintomas da gripe, é possível destacar:
- Febre de início súbito, acima de 38 °C;
- Coriza;
- Dores intensas no corpo e de cabeça;
- Perda de apetite;
- Calafrios;
- Fadiga e cansaço;
- Dores de garganta.
Repouso é indicado para ajudar no tratamento tanto da gripe quanto do resfriado. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
O que é resfriado?
De maneira geral, o resfriado também é uma doença causada por um vírus, sendo os principais o Rinovirus, Adenovirus e Parainfluenza. Seus sintomas geralmente são mais amenos que os da gripe, tendo uma duração média de quatro dias (e picos até o segundo dia após a infecção).
Além de sintomas mais brandos se comparados com os da gripe, ele também afeta apenas as vias superiores e raramente pode evoluir para um quadro mais grave.
Os principais sintomas do resfriado são:
- Coriza;
- Tosse (geralmente leve);
- Desconforto na garganta;
- Dores leves de cabeça e no corpo;
- Em alguns casos pode gerar febre, que tende a ser baixa.
Quais são os tratamentos para gripe e resfriado?
De maneira geral, ambos os problemas costumam ser combatido por nosso sistema imunológico, mas em alguns casos é necessário se consultar com um médico, especialmente em casos de sintomas persistentes e acabam se agravando.
Nos casos de infecção respiratória, a adoção de alguns períodos de repouso combinado com a ingestão de água e chás e outras ações que possam ajudar no aumento da imunidade já são o bastante para trazer a saúde de volta ao normal. Entretanto, também é possível usar analgésicos e anti-inflamatórios para combater o resfriado e antivirais para a gripe.
Também é importante lembrar que tanto a gripe quanto o resfriado são transmitidos por meio da fala, tosse, espirros, secreção nasal e contato das mãos contaminadas em áreas capazes de espalhar o vírus pelo corpo (como olhos e nariz). Além disso, ambas as doenças podem ser transmitidas 12 horas após o primeiro contato com o vírus.