Pequenos negócios impulsionam empregos

As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 147,2 mil empregos no Brasil em setembro, o que representa 69,5% do total de novos postos de trabalho no período. Pequenos negócios impulsionam criação de empregos no Brasil. Assim, no acumulado do ano, esses negócios contribuíram com 71% das 1,6 milhão de vagas criadas no país.

O setor de serviços manteve a liderança na criação de novos postos de trabalho em setembro, com 68.460 vagas preenchidas por pequenos negócios. Em seguida, aparecem comércio (37.391), construção (19.839) e indústria de transformação (17.578).

De acordo com a Classificação Nacional por Atividades Econômicas (CNAE), há atividades econômicas que mais contribuíram para a criação de empregos em pequenos negócios em setembro. Dentre elas estão restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (11.103) e construção de edifícios (6.668).

Pequenos negócios impulsionam empregos
Entre as médias e grandes empresas, as atividades que mais se destacaram na criação de empregos foram: fabricação de açúcar em bruto (16.776); locação de mão-de-obra temporária (5.376). Além disso, a limpeza em prédios e em domicílios (2.942), provando que pequenos negócios impulsionam empregos.

Taxa de desemprego no Brasil atinge o menor nível em nove anos

O Brasil registrou a taxa de desemprego mais baixa dos últimos nove anos. Conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o trimestre que terminou em setembro apresentou uma taxa de desemprego de 7,7%, o nível mais reduzido desde 2015.

Esse resultado é atribuído a uma série de fatores econômicos e sociais que deram um impulso ao mercado de trabalho no Brasil. Um dos principais motivos é o aumento expressivo no número de empregos formais. Em comparação com o trimestre anterior, houve um crescimento de 0,9% na ocupação do mercado de trabalho, isso equivale a quase 1 milhão de novos empregados no país.

Dessas novas contratações, mais da metade foram efetuadas com carteira de trabalho assinada, proporcionando maior segurança e estabilidade para esses trabalhadores. Pequenos negócios impulsionam empregos. Que. você acha disso? Tem um pequeno negócio? Comente.