O que acontece se você colocar diesel em um carro a gasolina

Embora confundir o tipo de combustível na hora de abastecer o carro seja um erro mais difícil de ocorrer no Brasil, onde predominam os postos de gasolina tradicionais, nos quais os frentistas realizam esse trabalho, esse engano pode ocorrer. E, embora seja possível misturar álcool e gasolina em tanque de carro flex, muitos se perguntam o que aconteceria se você abastecesse um carro a gasolina com óleo diesel, por exemplo?

Apesar de esquisita, a pergunta faz sentido; afinal, o funcionamento dos motores a gasolina e a diesel são parecidos. Ambos são de combustão interna (queimam o combustível dentro de uma câmara para gerar energia) e têm os tradicionais quatro tempos (admissão, compressão, combustão/expansão e escape). Além disso, alguns componentes são os mesmos, como pistões, bielas, virabrequim, árvore de cames, válvulas, cabeçote e bloco do motor.

Por que óleo diesel não funciona em um carro a gasolina?

Fonte: GettyImages.

A grande questão do não funcionamento do óleo diesel em um tanque projetado para gasolina é que, nos carros a gasolina, a mistura ar-combustível comprimida pelos pistões precisa receber uma faísca para inflamar. Já nos motores a diesel, o óleo é pulverizado diretamente no cilindro cheio de ar comprimido a altas temperaturas: nesse processo a combustão é espontânea. 

Além de não ser possível fazer o motor funcionar, como o óleo diesel é mais espesso do que a gasolina, ele poderá entupir o filtro de combustível, bem como danificar totalmente os injetores que são projetados para atomizar a gasolina, que é líquida. Mesmo que o diesel chegasse o motor, ele não queimaria de forma limpa e ainda grudaria nos componentes.

Resumindo: o óleo diesel não deve ser colocado em um carro a gasolina porque gera problemas de combustão, acumula resíduos e danifica os componentes do motor.

O que fazer em caso de abastecimento de um carro a gasolina com diesel?

Fonte: GettyImages.Fonte: GettyImages.

Se você tem um carro movido a gasolina que foi abastecido com óleo diesel por engano, a primeira dica é: não dê a partida! Mesmo que você tenha feito isso, saiba que, assim que a gasolina que estava no tanque acabar, o veículo irá desligar e te deixar parado. A providência seguinte é buscar um mecânico para drenar imediatamente o combustível incompatível.

Como a tragédia certamente aconteceu em um posto de gasolina, você pode começar a contabilizar os custos pelo serviço de reboque, que deve ficar na faixa de R$ 5 mil. Quanto à mão de obra do mecânico, isso irá depender da quantidade de diesel derramada no tanque e se o óleo viscoso atingiu a linha de combustível do carro.

Portanto, se você por acaso passar abastecer em um posto de combustíveis com autoatendimento, fique muito atento, pois ainda não existe um sistema cromático padrão que destaque às bombas de óleo diesel. E, por favor, leia o rótulo!