Processo seletivo Exército Brasileiro/Colégio Militar: requisitos

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) divulgou o edital nº 1/2023 para o processo seletivo Exército, que visa a admissão de alunos aos Colégios Militares. A seleção está ofertando 390 vagas em diversas cidades do Brasil para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.

A oferta dessas vagas serão distribuídas entre os colégios militares localizados nos municípios de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria e São Paulo.

colegio militar de campo grande

Processo seletivo Exército: vagas nos colégios militares

Confira os requisitos para concorrer às vagas do processo seletivo Exército Brasileiro/Colégio Militar. Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Para ingressar no 6º ano do ensino fundamental, o estudante deverá ter concluído ou estar cursando o 5º ano do ensino fundamental e ter menos de 12 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Já para ingresso no 1º ano do ensino médio, é necessário ter concluído ou estar cursando o 9º ano do ensino fundamental e ter menos de 16 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Além das informações mencionadas anteriormente, outros requisitos são exigidos para participar da seleção para os Colégios Militares (processo seletivo Exército). Esses requisitos específicos estão detalhados no edital já publicado.

Processo seletivo Exército: como se inscrever nas vagas para o Colégio Militar?

O período de inscrição ocorre entre os dias 07 de agosto e 14 de setembro de 2023. O candidato interessado deverá preencher e assinar o requerimento de inscrição, que deverá ser dirigido ao Comandante do Colégio Militar de sua escolha.

A inscrição poderá ser feita de duas maneiras:

  • Via internet;
  • De forma presencial, junto à comissão de inscrição, somente e obrigatoriamente, para o candidato com deficiência, uma vez que serão necessárias comprovações médicas.

A taxa de participação é de R$ 95,00, mas será possível solicitar a isenção desse valor pelos candidatos que comprovarem carência socioeconômica, por meio da apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo.

Etapas de avaliação dos candidatos

O concurso de admissão para os Colégios Militares do Exército será composto pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório;
  • Revisão Médica e Odontológica, de caráter eliminatório;
  • Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

O exame intelectual consistirá em uma prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 29 de outubro de 2023, com duração de até 210 minutos (3 horas e meia).

Essa prova será dividida em duas partes, cada uma delas valendo 10 pontos. A primeira parte da prova terá 20 questões de Matemática, enquanto que a outra terá 20 questões de Língua Portuguesa.

Para prosseguir no concurso de admissão, o candidato deverá obter pelo menos 50% dos pontos previstos em cada uma das provas objetivas (Matemática e Língua Portuguesa).

colegio militar

Critérios de desempate

Se houver candidatos em situação de empate, os seguintes critérios serão adotados:

  1. Maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de Matemática;
  2. Maior número de pontos obtidos no teste de avaliação de Língua Portuguesa;
  3. Maior idade, considerando o mês, o dia e o horário de nascimento.

Edital

Os interessados em participar do certame poderão encontrar todas as informações no edital, publicado no Diário Oficial da União, edição nº 143, seção 3, a partir da página 40, em sua edição de 28 de julho de 2023.

Siga o Portal Notícias sobre Concursos do professor Mazziotti no Google News:

siga curso mazziotti noticias sobre concursos no google news gn