Enem: 6 dicas de especialista para ir bem na prova de idiomas

O Enem está chegando! A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Com pouco menos de um mês para a realização do exame, ainda dá tempo de se preparar e conseguir as melhores posições nas maiores universidades do país.

Para te ajudar nessa tarefa, ouvimos Juliana Vicençote, gerente pedagógica da Wizard by Pearson. Ela trouxe 6 dicas importantes para você alcançar seu melhor desempenho na prova de Língua Estrangeira do Enem.

1. Faça um cronograma de estudos

Prepare um cronograma visível e prático para estudar.

Calendário de conteúdo para Redes Sociais: função e benefícios
Organização e planejamento são fundamentais na hora de estudar para uma prova tão longa quanto o Enem. Segundo Juliana, não é preciso estudar língua estrangeira todo dia, porém é importante fazê-lo com regularidade ao longo da semana, adaptando a sua agenda da melhor forma possível. Lembre-se de preparar um lugar confortável e silencioso e de inserir algumas horas de estudo por semana no cronograma.

2. Pratique a leitura

Já tentou ler seu livro favorito no idioma original? (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Já tentou ler seu livro favorito no idioma original? (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Uma das vantagens de estudar idiomas estrangeiros é que podemos ter contato com eles mesmo fora da hora de estudo oficial. Com tanto material em inglês ou espanhol, é fácil achar livros ou revistas nestas línguas e ler no seu horário de lazer. Toda familiaridade com a língua vai te ajudar na hora da prova.

3. Acompanhe as notícias

Tente acompanhar as notícias em outros idiomas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Tente acompanhar as notícias em outros idiomas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Não sabe o que ler? Procure sites de notícias ou de assuntos que você gosta e tenha familiaridade. Estes portais estão sempre atualizados, então ajudam a se familiarizar com novos termos. Além disso, as provas versarão sobre conhecimentos gerais, então estar por dentro das notícias só vai te ajudar.

4. Vai maratonar? Tire as legendas

Reveja sua série favorita, mas sem legendas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Reveja sua série favorita, mas sem legendas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Quer uma ideia para mergulhar no universo de um idioma estrangeiro? Tente assistir filmes ou séries que você já viu, mas agora sem legenda, ou, pelo menos, com a legenda na língua original. O fato de você já conhecer a história vai te fazer entender melhor o contexto, e mesmo assim você ficará mais atento para identificar as palavras e até melhorar a pronúncia.

5. Nunca esqueça o dicionário

Dicionário: um aliado poderoso. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Dicionário: um aliado poderoso. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

O dicionário é uma ferramenta poderosa para te salvar quando a memória falha ou na hora de aprender uma nova palavra. Na hora de estudar é sempre bom ter um por perto, se você deixa o celular longe na hora de se concentrar, vale a pena investir em um dicionário físico. Para quem não pode ter um, não se preocupe, hoje em dia é muito fácil achar bons dicionários online. Recorra a ele sempre que não souber, ou lembrar, o significado de uma palavra.

6. Faça um cronograma reverso

Mais planejamento vai facilitar sua vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Mais planejamento vai facilitar sua vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Outro cronograma? Sim, a ideia aqui é conseguir repassar os principais assuntos que sempre caem na prova. Para isso, separe alguns dias antes da prova e os temas recorrentes, como tempos verbais; voz passiva; pronomes; leitura e interpretação de texto. É hora de encaixar uma revisão na agenda e dar uma última olhada nas principais notícias dos últimos meses que podem pintar na prova.

Depois disso, é a hora de relaxar. Confira os documentos que você precisa levar para a prova e tenha claro o caminho que você vai percorrer. Lembre-se de dormir bem no dia anterior e se alimentar adequadamente no dia da prova. Depois de tanto estudo, você vai fazer uma ótima prova!