Concurso PRF Administrativo pode sair em 2024? Veja.
Recentemente, foi protocolado um pedido de concurso para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) destinado agora a candidatos de nível médio, visando preencher 219 vagas no cargo de Agente Administrativo da corporação.
O diretor-geral da PRF, Antônio Fernando, encaminhou a solicitação ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que, por sua vez, o remeterá ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Atualmente, é o MGI que detém a responsabilidade pelas autorizações de concursos, sob a liderança da ministra Esther Dweck.
Segundo informações do pedido da PRF, em caso de autorização, iniciam-se os trâmites para o edital, que não deve sair antes do segundo semestre do ano que vem. Assim, é fundamental que a aprovação seja concedida em tempo hábil para a realização de todas as etapas até o fim do segundo semestre de 2024.
Concurso já havia sido cogitado anteriormente
A PRF não realiza concursos para nível médio há quase uma década e tem enfrentado diversas tentativas de autorização sem sucesso nos últimos anos. Em 2021 e 2022, a PRF não confirmou o envio de um novo pedido, mantendo um cenário de incertezas.
A última tentativa conhecida foi em 2020, quando a PRF protocolou um pedido para preencher 138 vagas no cargo de agente administrativo de nível médio.
Os interessados no cargo precisam ter apenas nível médio como requisito de escolaridade para participar da seleção. Vale mencionar que em 2019, a PRF solicitou a abertura de concurso, buscando preencher 75 vagas no mesmo cargo. Entretanto, naquela ocasião, o pedido foi negado pelo Ministério da Economia.
Remuneração
Após o reajuste salarial, a remuneração do agente de nível médio da Polícia Rodoviária Federal passou a ser de R$ 5.831,31, já incluindo o novo auxílio-alimentação de R$ 658. Além disso, os servidores têm direito a diversas outras vantagens, e a remuneração pode se tornar ainda mais atrativa com as progressões em nível de carreira.
Último concurso em 2014
O último edital para o cargo de agente administrativo de nível médio da PRF foi divulgado em 2014, sendo organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
Foram 214 vagas abertas na carreira. A prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, demandou até três horas e meia para responder a 60 questões de múltipla escolha, abrangendo diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração, Arquivologia, Informática, e Legislação Relativa à PRF.
Cada questão da parte Específica tinha um peso de 1,5 ponto, enquanto na parte Básica, os itens de Língua Portuguesa contabilizavam 2 pontos, e os das demais disciplinas, 1 ponto.