concurso pm e bombeiro paraíba

Governo da Paraíba anuncia novo concurso para Soldados da PM e Bombeiros com atrativos únicos

Uma grande oportunidade se abre para aqueles que buscam ingressar nas forças de segurança da Paraíba! O Governo Estadual acaba de lançar o edital para o aguardado concurso de admissão para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. São 900 vagas destinadas à PM e 200 vagas para o Corpo de Bombeiros, representando uma chance ímpar para aqueles que desejam seguir carreira na área.

concurso pm paraíba

Com previsão de realização das provas no dia 29 de outubro, o certame oferece remuneração inicial atrativa no valor de R$ 4.206,87, e há possibilidade de acréscimos salariais por meio de plantões extras remunerados e gratificações específicas de funções desempenhadas.

A inscrição para o concurso estará disponível a partir da próxima terça-feira (1º), e os candidatos interessados devem se inscrever através do site oficial www.ibfc.org.br. É importante ressaltar que o concurso é de nível médio, abrindo as portas para uma carreira promissora no serviço público estadual.

Etapas do Concurso

O processo seletivo será composto por quatro etapas distintas. Primeiramente, os candidatos enfrentarão o exame intelectual, que engloba uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e a realização de uma redação. Entre as matérias cobradas, estão língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba, língua estrangeira (inglês ou espanhol), noções de informática e noções de direito e sociologia.

As etapas seguintes consistirão em um exame psicológico, um exame de saúde rigoroso e, por fim, testes de aptidão física. Estes últimos testes variam de acordo com a escolha do candidato, sendo possíveis exercícios em barra fixa, abdominais, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação, dependendo da opção pelo cargo de soldado da PM ou Bombeiro.

É importante que os candidatos interessados fiquem atentos ao prazo de inscrição, que vai até o dia 30 de agosto, e à taxa de inscrição no valor de R$ 120. No entanto, algumas categorias têm a possibilidade de solicitar a isenção da taxa, como doadores de sangue, plasma sanguíneo, medula, transplantados e famílias inscritas no CadÚnico, além de doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e prazos descritos no item 6 do edital.

Antes de efetuar a inscrição, os candidatos devem revisar cuidadosamente o edital e verificar se preenchem todos os requisitos necessários, como a altura mínima exigida (1,60 m para o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino), limites de idade (18 anos no mínimo e 32 anos no máximo, no ano da matrícula no curso de formação) e a ausência de antecedentes criminais ou policiais. Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no Diário Oficial ou no site oficial da Polícia Militar, na seção de informações e concursos.

Vagas

As vagas estão distribuídas entre os quatro regionais do Estado, e o edital garante a reserva de 20% delas para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021, proporcionando mais oportunidades e inclusão post cycle therapy with mesterolone hormone recovery in bodybuilding no processo seletivo.

Essa é a chance que muitos esperavam para se dedicar a uma carreira na segurança pública estadual. Portanto, não perca tempo e comece a se preparar para conquistar uma vaga nas forças de elite do Estado da Paraíba. Aproveite esta oportunidade ímpar e inscreva-se já!