concurso trf 6

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF 6), localizado em Minas Gerais, está se preparando para realizar seu primeiro concurso público.

Na sexta-feira, 2 de fevereiro, o Conselho de Justiça Federal (CJF) deu um passo importante ao aprovar a liberação do orçamento necessário para a contratação da banca organizadora do certame.

É importante notar que o concurso já tem uma comissão organizadora formada, que passou por algumas alterações recentemente.

Vagas e datas

O concurso TRF 6 tem a previsão de oferecer 30 vagas para o cargo de analista na área de informática. Os candidatos interessados devem possuir uma formação de nível superior para se qualificarem para o cargo.

Dessa forma, com a liberação do orçamento, espera-se que o processo de seleção da banca organizadora do certame comece nas próximas semanas.

A data exata da publicação do edital de abertura de inscrições só poderá ter confirmação após a escolha da empresa responsável pela aplicação das provas e a assinatura do contrato correspondente.

No entanto, tudo indica que o edital deve sair até o segundo semestre de 2024.

O TRF 6 foi estabelecido em 2021, através de um documento assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro.

As primeiras contratações para o órgão ocorreram por meio da convocação de candidatos remanescentes do concurso realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cujo prazo de validade terminou em novembro de 2023.

É relevante mencionar que outro concurso já havia sido autorizado em dezembro de 2022, para a primeira seleção de juiz substituto do tribunal.

Concurso para Juiz

Em relação ao concurso TRF 6 para o cargo de juiz, há a previsão de 14 vagas. O edital para este concurso está previsto para ser publicado ainda em 2024.

Finalmente, os candidatos interessados devem possuir uma formação de nível superior em direito e pelo menos três anos de atividade jurídica.

A remuneração inicial para o cargo de juiz será de aproximadamente R$ 33 mil.