copa-selecao-feminina

Em decorrência da modificação no expediente do Executivo Federal nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino, o Banco Central promoveu alterações nas datas de duas divulgações.

O Boletim Focus, normalmente publicado às segundas-feiras, será divulgado na próxima terça-feira, 25, no horário regular das 8h30. Da mesma forma, os Indicadores Econômicos Selecionados, tais como fluxo cambial e resultados das operações cambiais do BC, que normalmente são divulgados às quartas-feiras, serão adiados em um dia durante a primeira semana de agosto, sendo divulgados na quinta-feira, 3, no horário regular das 14h30.

A estreia do Brasil no torneio ocorrerá na próxima segunda-feira, 24, contra o Panamá, às 8h. No sábado seguinte, dia 29, a Seleção Feminina enfrentará a França às 7h. O último jogo da fase de grupos será realizado na quarta-feira, 2 de agosto, contra a Jamaica, também às 7h. A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 está sendo realizada na Austrália e na Nova Zelândia.

Portaria

O Ministério da Gestão publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria com orientações aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sobre o expediente nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, que ocorrerá na Austrália de 20 de julho a 20 de agosto. Segundo o documento, os servidores poderão ter um horário de trabalho reduzido durante esse período, desde que compensem as horas não trabalhadas devido aos jogos.

A compensação deverá ser feita no período de 1º de agosto de 2023 a 29 de dezembro de 2023, e o benefício se estende a servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

Dessa forma, os agentes públicos terão a opção de ajustar seus horários de expediente de forma excepcional nos dias de jogos da seleção, seguindo as seguintes orientações: 1) nos dias em que os jogos forem realizados até às 7h30, o expediente iniciará às 11h, horário de Brasília; 2) nos dias em que os jogos forem realizados às 8h, o expediente terá início às 12h, horário de Brasília.

“Aqueles que não compensarem as horas desfrutadas sofrerão descontos em sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”, menciona a portaria. “Os órgãos e entidades deverão permanecer em funcionamento nos horários dos jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, a fim de permitir aos agentes públicos optar por exercer suas atividades no horário de expediente regular”, acrescenta o documento, que também destaca: “Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades, em suas respectivas áreas de competência, garantir a preservação integral e o funcionamento dos serviços considerados essenciais”.