concurso diplomata

O novo concurso MRE (Ministério das Relações Exteriores), para a carreira de Diplomata, acaba de ter seu edital 1/2023 publicado, sob os cuidados do Instituto Rio Branco (IRBr), em parceria com o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). Dessa vez, serão providas 50 vagas na classe inicial de Terceiro-Secretário.

Os aprovados em todas as fases ingressarão na carreira recebendo remuneração inicial de R$ 20.926,98, como valor bruto. Segundo o edital, os Diplomatas realizam “atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional”.

Concurso MRE: vagas e requisitos

Das 50 vagas de Terceiro-Secretário da carreira de Diplomata, 37 se destinam à ampla concorrência, dez são reservadas para candidatos negros e três exclusivamente voltadas a pessoas com deficiência.

Os principais requisitos para a investidura no cargo são estes:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar no gozo dos direitos políticos, em dia com as obrigações do Serviço Militar e com as obrigações eleitorais;
  • Possuir curso de graduação de nível superior concluído; e
  • Ter, no mínimo, 18 anos.

Fases do concurso MRE

O concurso público é composto por três fases:

  • Prova objetiva (estilo CERTO ou ERRADO), eliminatória, com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito;
  • Provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira prova será aplicada nas 26 capitais dos estados da Federação, bem como no Distrito Federal. Já as duas fases subsequentes serão aplicadas somente nas capitais onde houver candidatos aprovados na fase anterior.

Inscrições e mais informações

Os candidatos interessados devem se inscrever por meio do acesso à página eletrônica oficial do IADES, dentro do período entre as 8h de 6 de julho de 2023 e as 22h de 03 de agosto de 2023.

É necessário pagar uma taxa de R$ 229,00, mas lembramos que existem critérios para quem tiver pensando em solicitar a isenção desse pagamento.

Leia o edital para ter todos os detalhes sobre o concurso MRE. Havendo qualquer dúvida, entre em contato com o IADES, presencialmente ou por meio do telefone (61) 3574-7200, ou envio de e-mail para cac@iades.com.br