5 monumentos antigos impressionantes que você talvez não conheça

A Terra é um planeta rodeado por monumentos maravilhosos desenvolvidos pelos seres humanos ou frutos da própria natureza. Normalmente, tais estruturas fenomenais costumam trazer informações importantes sobre os povos que já habitaram determinada área ou também sobre a vida dos nossos antepassados.

Pela suas importâncias históricas, alguns monumentos acabaram ficando muito mais famosos do que outros — como é o caso das pirâmides do Egito. Porém, isso não faz com que os esquecidos sejam menos belos e enigmáticos. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco monumentos antigos impressionantes que você provavelmente nunca ouviu falar. Olha só!

1. Templo de Borobudur

(Fonte: GettyImages)

Localizado em Java Central, na Indonésia, o Templo de Borobudur foi construído no século IX durante o reinado da dinastia Sailendra. O local foi projetado como uma enorme estrutura budista com nove plataformas empilhadas, sendo quatro delas quadradas e três circulares, e exibindo uma cúpula central no topo.

Até hoje, o templo é considerado um dos maiores monumentos budistas do mundo. Borobudur possui mais de 2,6 mil painéis em relevo e 504 estátuas de Buda, os quais servem para ilustrar belíssimas lições de moral para os seguidores da religião.

2. Gobekli Tepe

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

No sudeste da Turquia, o sítio arqueológico de Gobekli Tepe traz uma pequena visão de como as coisas aconteciam no 10º milênio a.C., tornando-se uma das mais antigas estruturas monumentais conhecidas em nossa história. O local foi descoberto em 1963, mas só foi ser esquivado em 1990.

Segundo os pesquisadores, Gobekli Tape foi construído por uma civilização pré-histórica que antecede a invenção da agricultura — desafiando qualquer compreensão atual sobre os primeiros humanos. O local apresenta uma série de grandes estruturas circulares de pedra com entalhes de animais e símbolos misteriosos em suas paredes.

3. Persépolis

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Atualmente localizado no Irã, Persépolis é um monumento antigo que serviu como capital do Império Persa durante a dinastia Aquemênida de 500 a 330 a.C., sendo construído por Dário I alguns anos antes. A estrutura demorou aproximadamente 150 anos até ser concluída, passando então a desempenhar um papel central nas atividades políticas, culturais e cerimoniais da região.

Sua arquitetura e design peculiar incorporam vários estilos artísticos de todo o Império Persa. Persépolis é conhecida por seus extensos relevos e esculturas que retratam eventos e figuras histórias significativas.

4. Nan Madol

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Localizado na ilha de Pohnpei, na Micronésia, Nan Madol é um complexo de estruturas de pedra consideradas uma obra-prima da engenharia antiga. As técnicas usadas para construir tal monumento incluíam transportar as pedras maciças de pedreiras localizadas a quilômetros de distância de onde ele foi construído — o que o sucesso ainda é um mistério não resolvido.

As estruturas são compostas por mais de 750 mil toneladas de basalto negro e as próprias ilhas foram construídas usando um sistema de blocos de coral e troncos. Nan Madol um dia foi centro político e religioso da dinastia Saudeleur, uma classe dominante que controlava toda a região.

5. Parque Histórico de Sukhothai

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Histórico de Sukhothai foi construído na Tailândia pelo Reino de Sukhothai — um dos primeiros reinos da região. Fundado no século XIII, a estrutura política tornou-se um importante centro político e cultural no sudeste da Ásia.

O parque compreende as ruínas da antiga capital de Sukhothai e vários outros templos ao redor. Ficou conhecido mundialmente pela sua arquitetura deslumbrando e os diversos entalhes em pedra que refletem o estilo artístico único daquele período em suas paredes.