10 problemas da sua casa que você pode resolver com um copo de sal

Você sabia que um simples copo de sal pode fazer maravilhas na sua casa? O sal é um ingrediente natural, barato e ecológico, que pode ajudar a resolver vários problemas domésticos do dia a dia.

Desde a higienização de escovas de cabelo até a limpeza de forno, o sal é um aliado incrível que você precisa conhecer. Veja como usar o sal para solucionar 10 grandes questões em sua casa.

1. Como usar o sal para limpar as escovas de cabelo

As escovas de cabelo podem acumular resíduos e bactérias, prejudicando a saúde dos seus fios. Para higienizar as escovas, basta mergulhá-las em uma solução de água e sal por alguns minutos. Depois, use uma escova suave para remover os resíduos restantes e enxágue com água limpa. Deixe as escovas secarem bem antes de usá-las novamente.

2. A solução de água e vinagre para janelas brilhantes

É fato que as janelas podem ficar sujas e embaçadas com o tempo, comprometendo a iluminação e a beleza da sua casa. Para limpar as janelas, você pode usar uma mistura de água e vinagre, que é mais eficiente do que o sal para remover as sujeiras e as marcas. Em seguida, basta borrifar essa solução nas janelas e limpar com um pano seco e limpo.

3. O sal e o bicarbonato de sódio: uma dupla imbatível para o vaso sanitário

A princípio, o vaso sanitário é um dos locais mais propensos à proliferação de germes e odores na sua casa. Para limpar e desodorizar o vaso sanitário, você pode usar uma mistura de sal, bicarbonato de sódio, vinagre e algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (opcional). Nesse sentido, despeje essa mistura no vaso, deixe agir por alguns minutos, esfregue com uma escova e acione a descarga.

4. O truque do sal para eliminar as manchas de gordura

As manchas de gordura nos tecidos podem ser difíceis de remover, mas o sal pode ser uma solução simples e eficaz. Antes de lavar a peça com detergente, esfregue um pouco de sal sobre a mancha com uma escova de cerdas macias. No entanto, faça um teste em uma área discreta da peça antes, para evitar danificar o tecido.

5. Uma combinação simples para higienizar o ferro de passar

O ferro de passar pode ficar com resíduos na superfície, prejudicando o seu desempenho e a qualidade das suas roupas. Para remover esses resíduos, basta esfregar um pouco de sal e um pano úmido sobre a superfície quente do ferro. Tenha cuidado para não se queimar!

6. O sal como esfoliante natural para a pele

O sal também pode ser usado para cuidar da sua pele, promovendo uma esfoliação natural que remove as células mortas e proporciona uma aparência rejuvenescida. Você pode adicionar um pouco de sal na água do seu banho ou fazer uma mistura com óleo vegetal, ou mel para aplicar na pele. Nesse ínterim, lembre-se de moderar a quantidade de sal para evitar o ressecamento da pele.

7. Mistura eficaz para limpar os talheres

Os talheres de prata e cobre podem ficar manchados ou enferrujados com o tempo, perdendo o seu brilho e a sua beleza. Para limpar os talheres, você pode usar uma mistura de sal e água morna, que ajuda a remover as impurezas e restaurar o aspecto original dos metais. Sobretudo, é essencial secar bem os talheres após a lavagem para evitar a formação de novas manchas.

8. O bicarbonato de sódio: o melhor amigo do forno

O forno é outro item doméstico que pode ficar sujo e com odores desagradáveis após o uso. Para limpar o forno e remover os odores, o bicarbonato de sódio é mais recomendado do que o sal. Posteriormente, espalhe bicarbonato no interior do forno e deixe atuar por algumas horas antes de limpar com um pano úmido.

9. Solução rápida para desentupir a pia

A pia pode ficar entupida por causa de restos de comida, cabelo ou outros resíduos que se acumulam na tubulação. Para desentupir a pia, você pode usar um desentupidor ou uma mistura de sal e água quente, que ajuda a dissolver os resíduos e facilitar a passagem da água. Contudo, use o sal com parcimônia para não causar danos à tubulação.

10. Receita caseira para remover manchas de pisos de madeira

Os pisos de madeira podem ficar manchados devido aos líquidos derramados, arranhões ou outros acidentes. Para remover as manchas, você pode usar uma mistura de sal e óleo vegetal, que ajuda a restaurar a cor e o brilho da madeira. Por fim, aplique a mistura sobre a mancha, esfregue delicadamente e depois limpe com água e detergente para remover completamente a mancha.